top of page

Sessão de Lançamento do livro "Espaço, Lugar e Território" na Universidade de Évora

"Espaço, Lugar e Território. Figuras do pensamento português contemporâneo", obra coletiva coordenada por André Carmo, terá sessão de lançamento no dia 16 de Março às 17h30 no Palácio do Vimioso, Évora



Espaço, Lugar e Território são três dos conceitos mais desafiantes do pensamento social contemporâneo: seja na sua acepção material ou no domínio das representações e do simbólico, são mobilizados por áreas do conhecimento e do saber muito diversas.


Este livro procura oferecer uma chave de entrada para um universo de pensamento, tão vasto e diversificado quanto desafiante. Ao incidir sobre a vida e a obra de 41 figuras do pensamento português contemporâneo, permite a académicos oriundos de vários campos disciplinares, científicos e técnicos, com diferentes níveis de experiência e maturidade, mas também a um público mais vasto, acederem a uma paisagem intelectual vibrante e em constante transformação.

Cada capítulo oferece um retrato centrado em aspectos da vida de cada figura e dos contextos teórico e institucional em que se formou, uma explicação detalhada dos seus principais contributos para o avanço do pensamento, uma leitura crítica em torno das suas principais intervenções na esfera pública, bem como a indicação dos principais trabalhos da sua autoria e de outros considerados relevantes para compreender a sua obra ou que, de alguma forma, lhe tenham sido inspiradores.


bottom of page