top of page

Seminário "Slow Down or Perish: The Economics of Degrowth", com Timothée Parrique

  • Jupiter episode
  • 3 de jun.
  • 2 min de leitura

23 de Junho de 2025, 18h00, ISEG - Lisboa



Development Studies Seminars 2025 | Slow Down or Perish: The Economics of Degrowth


Os Development Studies Seminars são uma iniciativa que, desde 1991, promove a investigação conduzida nas áreas de estudo do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) do ISEG e do Programa de Doutoramento em Development Studies (PDED) da Universidade de Lisboa


Tema: Slow Down or Perish: The Economics of Degrowth


Orador: Professor Doutor Timothée Parrique (Faculty of Business and Economics, University of Lausanne, Suíça


Debatedores: Professora Doutora Susana Peralta (Nova-SBE), Professora Doutora Irina Castro (CES, Universidade de Coimbra) e Professor Doutor Alexandre Abreu (CEsA e ISEG)


Data: 23 de Junho de 2025 (segunda-feira)


Hora: 18h00-20h00


Local: Anfiteatro 24, Piso 2 do Ed. Francesinhas 1, ISEG (Entrada pela Rua das Francesinhas, Lisboa, Portugal)


Evento presencial e com entrada livre.


Apoio: Embaixada de França em Portugal, Instituto Francês de Portugal, Nova SBE – Nova School of Business & Economics e EcoPol – Associação Portuguesa de Economia Política.



Sobre o orador:

Timothée Parrique é economista, natural de Versalhes, França. Actualmente, é investigador na HEC Lausanne – a Faculdade de Economia e Gestão da Universidade de Lausanne, na Suíça. Trabalha em planeamento macroecológico na Suíça, no âmbito do projecto de investigação STRIVE. É doutorado em Economia pelo Centre d’Études et de Recherches sur le Développement (Universidade Clermont Auvergne, França) e pelo Stockholm Resilience Centre (Universidade de Estocolmo, Suécia). A sua tese, intitulada The political economy of degrowth (2019), explora as implicações económicas do decrescimento.


Parrique é autor de Ralentir ou périr. L’économie de la décroissance (Setembro de 2022, Seuil), uma adaptação da sua tese de doutoramento dirigida ao grande público, que já vendeu mais de 40.000 exemplares em França e está a ser traduzida para oito línguas. Escreve frequentemente sobre crescimento verde e dissociação entre crescimento económico e impactos ambientais. É o autor principal do relatório Decoupling debunked – Evidence and arguments against green growth (2019), publicado pelo European Environmental Bureau (EEB).




 
 
 

Comments


bottom of page