Painel Temático Economia Política Feminista - Chamada de Comunicações
- Jupiter episode
- 12 de set.
- 2 min de leitura
9º Encontro Anual de Economia PolíticaDireitos fundamentais, bem-estar e qualidade de vidaPorto, 29 a 31 de Janeiro de 2026
Painel Temático Economia Política Feminista
Chamada de Comunicações
A Associação Portuguesa de Economia Política prevê, durante o ano de 2026, a criação de uma nova Secção Temática de Economia Política Feminista. Como primeiro passo, este grupo de trabalho convida à submissão de propostas de comunicações para a constituição de um painel temático dedicado à Economia Política Feminista no âmbito do 9.º Encontro Anual de Economia Política.
A Economia Política Feminista (EPF), nas suas diferentes abordagens (teoria da reprodução social, provisão social, abordagem da sustentabilidade da vida, etc.), desenvolve uma agenda de investigação crítica e interdisciplinar há mais de três décadas, expondo de diversas formas a centralidade das opressões de género – conjugadas com outras opressões – nas estruturas sociais, políticas e económicas. No entanto, mais recentemente – e após os impactos da pandemia de covid-19 – tem havido um renovado interesse em integrar esta perspetiva na análise dos processos capitalistas contemporâneos. Esta conjuntura permitiu igualmente aos feminismos colocar na agenda de políticas públicas temas anteriormente invisibilizados (cuidados, coletivização da carga reprodutiva, provisão social, relação com o meio ambiente, etc.)
Em diálogo com a temática geral deste encontro dedicado aos Direitos fundamentais, bem-estar e qualidade de vida, convidamos à submissão de propostas de comunicação. As áreas possíveis para contributos incluem, entre outras, os seguintes tópicos:
Os diferentes enfoques da Economia Política Feminista;
Centralidade do género nas relações e estruturas sociais, políticas e económicas;
O diálogo entre a Economia Política e os Ecofeminismos;
Reprodução social;
Sustentabilidade da Vida;
Economia do cuidado;
Perspectivas Feministas e História do Pensamento Económico;
Interseccionalidade e economia política feminista: Raça, classe e colonialismo;
Economia solidária, Alternativas e Comuns;
Epistemologia Feminista na Economia;
Corpos, Sexualidade e Direitos Reprodutivos;
Cadeias Globais de Cuidado, Feminização e Divisão Internacional do Trabalho;
Políticas do Valor e Imaginários Pós-Capitalistas
As comunicações podem incidir sobre estes ou outros temas afins.
Incentivamos especialmente propostas que cruzem saberes, práticas e abordagens diversas, de natureza teórica, metodológica e/ou empírica, ampliando o diálogo interdisciplinar no campo da Economia Política Feminista.
Os resumos, formatados de acordo com as orientações da chamada geral do Encontro, devem ser submetidos através deste formulário até ao dia 30 de setembro de 2025.
Para esclarecimentos adicionais, por favor contactar o email: ecopolfem.pt@gmail.com
Organização: Anne Tess Guimarães (FEUC/ FMUC); Daniela Miranda-Prado (CES-UC); Djamila Andrade (CES-UC); Ester Oliveira (Iscte); Jaqueline Damasceno (FEUC-UC); Joana S. Marques (CIES-Iscte); Luísa Veloso (Iscte, CIES-Iscte); Madalena Ferreira (CIES-Iscte); Patrícia Alves de Matos (CRIA-Iscte-IUL); Sara Canha (CRIA-Iscte).




Comentários