Lançamento do livro «A Afirmação Negra e a Questão Colonial»


No dia 10 de Fevereiro de 2022 vai ter lugar na Biblioteca Nacional de Portugal o lançamento do livro A Afirmação Negra e a Questão Colonial de José Luís Garcia.


Apresentação de Cláudia Castelo (ICS - ULisboa) e Victor Barros (IHC / IN2PAST)


 

MÁRIO DOMINGUES, O ESQUECIDO PRECURSOR DA AFIRMAÇÃO NEGRA EM PORTUGAL


Foi em 1919, há mais de um século, que Mário Domingues publicou num jornal o seu primeiro texto em defesa dos negros, intitulado «Colonização». Jornalista, cronista, escritor, nascido em S. Tomé e Príncipe, atento ao activismo do movimento negro por todo o mundo, foi construindo a partir daí, e até 1928, uma precursora obra de «rebeldia negra» na imprensa em Portugal.

Este livro recupera a maioria dos textos de Mário Domingues desse período, injustamente esquecidos, onde este escreve, muito à frente do seu tempo, sobre a condição dos negros, o racismo e a colonização, denunciando de forma arrojada preconceitos e discriminações, e expondo corajosamente a violência do colonialismo e de todas as formas de subjugação.

José Luís Garcia, que reuniu estas crónicas, apresenta ainda um ensaio introdutório sobre a obra, a vida e o contexto de Mário Domingues, «um dos maiores símbolos da passagem do negro de uma condição de subalternidade na sociedade portuguesa para autor da sua vida», e um verdadeiro «precursor da afirmação negra».