Ciclo O Capitalismo em Questão - Capitalismo e Habitação



7ª SESSÃO Capitalismo e Habitação

9 de Novembro | 18h00 | Via Zoom

Assistir aqui

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96229162264


O capitalismo é uma realidade histórica mutável sujeita a inúmeras questionamentos económicos, políticos e éticos. No ciclo de conferências on-line "O Capitalismo em Questão" o núcleo da Região Norte da Associação Portuguesa de Economia Política (EcPol), em parceria com o Centro de Estudos em Gestão e Economia da Universidade Católica Portuguesa, promove uma reflexão sobre algumas destas questões e características do capitalismo, centrada em temas como a crise ambiental, o trabalho, a redistribuição, a felicidade, a inovação e as possibilidades alternativas que se abrem hoje.


O acesso às conferências, transmitidas por Zoom, é livre e gratuito e o ciclo visa a discussão de temas de economia política que sejam de interesse para um público alargado, bem como a divulgação do trabalho de jovens investigadores, tais como doutorandos e investigadores em início de carreira. Cada sessão, com a duração de 1h30min, conta com uma breve conferência seguida de um comentário e debate com o público.


A sétima sessão, que terá lugar no dia 9 de Novembro às18 horas, é dedicada ao tema Capitalismo e Habitação, contando com uma conferência de Gonçalo Pessa Costa e comentário de Ana Cordeiro Santos.


Assistir aqui

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96229162264



Gonçalo Pessa Costaé economista e doutorando no Graduate Center da City University of New York (CUNY). É também investigador no Washington Center for Equitable Growth e adjunct professor no Brooklyn College da CUNY. As suas principais áreas de investigação incluem economia da habitação, do trabalho e história do pensamento económico. Na sua dissertação doutoral trabalha em teorias sobre mercados de arrendamento e poder de mercado de senhorios, e métodos de análise destes mercados. É licenciado em Economia pela NovaSBE, mestre em Economia pela NovaSBE e pelo Graduate Center da CUNY, tendo também trabalhado no Banco de Portugal e no Stone Center for Socio-Economic Inequality


Ana Cordeiro Santosé doutorada em Economia e Filosofia pela Universidade Erasmus de Roterdão, Holanda, e é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O seu trabalho de investigação tem incidido sobre os temas da financeirização, do endividamento das famílias e da habitação. Coordenou vários projetos de investigação e é autora de várias publicações científicas nacionais e internacionais sobre estes temas.