Chamada de contribuições para livro
Título (provisório): (Re)visitar a Regionalização 25 anos depois
Edição: Imprensa da Universidade de Évora Coleção: Azulejo (obras coletivas)
Data para receção dos trabalhos: 31 de Dezembro de 2022
Contexto para a publicação:
A discussão acerca da regionalização está de volta. Uma das questões mais polémicas e controversas da sociedade portuguesa, pelas implicações que pode ter ao nível da reorganização político-administrativa do território, a regionalização surge novamente como possibilidade. Depois da publicação, em 2019, de um relatório produzido pela Comissão Independente para a Descentralização, que lançava algumas pistas para a sua concretização num horizonte de curto prazo, o governo comprometeu-se a criar condições para a realização de um novo referendo já em 2024. Importa, pois, refletir sobre aquilo que pode estar em causa, tendo em conta a passagem do tempo e as transformações sociais, económicas, políticas e culturais ocorridas na sociedade portuguesa desde a realização do anterior referendo em 1998. Este volume coletivo, provisoriamente intitulado “(Re)visitar a Regionalização, 25 anos depois”, pretende apresentar, do ponto de vista académico, diversas perspetivas acerca desta temática, promovendo a construção de novo conhecimento no domínio da organização político-administrativa do território português. Os destinatários desta publicação são os académicos - docentes, estudantes -, decisores públicos e outros interessados nesta problemática.
Normas para submissão:
Os autores deverão enviar os originais para um dos editores desta publicação, disponíveis neste documento, fazendo referência ao título da publicação.
Os originais não poderão exceder as 8000 (oito mil) palavras, incluindo título, resumo, notas, figuras, referências bibliográficas e anexos.
Os textos a submeter não deverão ser assinados, salvo em casos devidamente justificados, por mais de quatro autores.
Além do título do artigo, o texto deverá ser acompanhado por 2 resumos do artigo (um em português e outro em inglês) com um máximo de 800 caracteres cada. Os resumos serão seguidos, em português e em inglês, de palavras-chave, até ao limite de 5.
Na publicação os gráficos, mapas, diagramas, etc. deverão ser designados por “figuras” e as tabelas por “quadros”.
As referências bibliográficas deverão seguir a norma APA (7ª edição).
Os textos deverão seguir as normas de submissão definidas no sítio da Imprensa da Universidade de Évora: https://imprensa.uevora.pt/uevora/about/submissions. Além disso, os autores deverão atender às normas gráficas definidas no documento em anexo.
Editores:
André Carmo (U.E |GEO & CICS.Nova | Associação Portuguesa de Economia Política) (acarmo@uevora.pt)
Conceição Rego (U.E. | ECN & CEFAGE | Associação Portuguesa de Economia Política) (mcpr@uevora.pt)
Manuel Branco (U.E. | ECN & CICP | Associação Portuguesa de Economia Política) (mbranco@uevora.pt)
Saudade Baltazar (U.E. | SOC & CICS.Nova | Associação Portuguesa de Economia Política) (baltazar@uevora.pt)
Descarregar PDF da Call
Comentários