top of page

Capitalismo e Bancos Centrais: que dependências? - Conferência de Adriano do Vale

8ª Sessão do ciclo "O Capitalismo em Questão"

6 de Dezembro

18h00

Via Zoom



O capitalismo é uma realidade histórica mutável sujeita a inúmeros questionamentos económicos, políticos e éticos. No ciclo de conferências on-line "O Capitalismo em Questão" o núcleo da Região Norte da Associação Portuguesa de Economia Política (EcPol), em parceria com o Centro de Estudos em Gestão e Economia da Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Superior de Serviço Social do Porto, promove uma reflexão sobre algumas destas questões e características do capitalismo, centrada em temas como a crise ambiental, o trabalho, a redistribuição, a felicidade, a inovação e as possibilidades alternativas que se abrem hoje.


O acesso às conferências, transmitidas por Zoom, é livre e gratuito e o ciclo visa a discussão de temas de economia política que sejam de interesse para um público alargado, bem como a divulgação do trabalho de jovens investigadores, tais como doutorandos e investigadores em início de carreira. Cada sessão, com a duração de 1h30min, conta com uma breve conferência seguida de um comentário e debate com o público.


A oitava sessão, que terá lugar no dia 6 de Dezembro, às 18 horas, é dedicada ao tema Capitalismo e Bancos Centrais: que dependências?, contando com uma conferência de Adriano do Vale e comentário de Paulo Mota.





Adriano do Vale é Professor Associado de Economia na Universidade de Poitiers. Doutorado pela Universidade Sorbonne Paris Nord, a sua tese, intitulada "Repenser l'indépendance des banques centrales à l'aune de l'histoire de la pensée et des pratiques" foi publicada na colecção "Bibliothèque de l'Économiste" dos Classiques Garnier. Lecciona na Sciences Po Poitiers e leccionou na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. A sua agenda de investigação articula-se em torno das questões de governação dos bancos centrais e dos riscos de captura dos mesmos inerentes à regulação/supervisão bancária.



Paulo Mota é doutorado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Diretor do Mestrado em Economia e Administração de Empresas da FEP. Leciona na FEP as disciplinas de Políticas Económicas e Mercados e Operações Financeiras do Mestrado em Economia e Administração de Empresas e Economia Monetária e Macroeconomia da Licenciatura em Economia. Tem vários livros e artigos publicados em revistas cientificas internacionais da especialidade. Foi consultor da Bolsa de Valores de Lisboa e Porto.


bottom of page