top of page

Apresentação-debate do livro

Political Economy of the Firm

Authority, Governance and Economic Democracy

da autoria de Helena Lopes e Christophe Clerc


08 Fevereiro | 15:00 - 17:00 | Auditório JJ Laginha - Ed. Sedas Nunes @Iscte


Apresentação de:

Francisco Louçã

Olivier Favereau





Sinópse:

As empresas são as instituições dominantes do mundo de hoje ; muitas delas têm mais poder do que os estados. É assim importante compreender a natureza e o funcionamento das empresas, tradicionais e digitais.


O livro define as empresas como sendo projectos económicos colectivos organizados por processos políticos – apresenta uma « economia política » da empresa. Considera que qualquer atividade colectiva necessita de ser organizada por uma autoridade, definida como um poder não coercivo, que só existe se for aceite. Esta autoridade é aceite porque tem como função facilitar a cooperação entre pessoas com interesses divergentes, cooperação que deve ser mutuamente benéfica. Como a autoridade, para existir, depende do consentimento dos trabalhadores, estes devem ser considerados actores na empresa e não sujeitos passivos do capital.


Este quadro fornece um fundamento teórico para o governo democrático das empresas. Com efeito, a legitimidade da autoridade não pode derivar nem da propriedade nem da função exercida pela autoridade mas requer sim a democratização da gestão. O governo baseado na supremacia dos accionistas é criticado e é proposto um modelo de governo pluralista. Dada a sua reflexividade democrática, a co-determinação é uma fonte de legitimidade da autoridade de gestão.


bottom of page