3º Encontro Anual de Economia Política

3º Encontro Anual de Economia Política

ESPAÇO, TEMPO E ECONOMIA POLÍTICA


Consultar Programa



A Associação Portuguesa de Economia Política (EcPol) anuncia a chamada de comunicações para o seu 3º Encontro Anual, a ter lugar no Porto, na Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa e na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Escola de Inverno), entre 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro, subordinado ao tema “Espaço, Tempo e Economia Política”.


O Encontro destina-se a todos os interessados no estudo da economia, independentemente da área disciplinar. A economia é uma realidade concreta situada num contexto geográfico e histórico. Os vários contextos espácio-temporais produzem uma diversidade e riqueza cultural que não serão completamente compreendidas fora de uma perspetiva transdisciplinar que abarque não só contributos das várias ciências sociais, mas também das ciências naturais, que nos ajudam a compreender as condições materiais de cada território. Esta visão da economia contrasta com as visões segundo as quais existem modelos universais aplicáveis a qualquer contexto geográfico e histórico, tipicamente assentes na perspetiva de que a ação humana pode ser inteiramente explicada como um processo de otimização no contexto de recursos escassos com fins alternativos. O objetivo deste encontro é o de reunir contribuições que perspetivem a economia no contexto de um estudo transdisciplinar da ação humana.



Chamada de Resumos

Aceitam-se comunicações que tratem, entre outros, os seguintes temas:

A economia e o contexto geográfico, histórico e político;

As instituições económicas;

A distribuição, a equidade e a reciprocidade;

As múltiplas escalas das economias;

As ideias económicas e as políticas de mudança;

O território e a inovação / o território e a tradição;

O território e a desigualdade.

Podem ser apresentadas propostas de: 1) comunicações, 2) painéis temáticos compostos por 3 ou 4 comunicações, 3) projetos de tese de doutoramento e 4) posters de dissertações de mestrado. As propostas deverão ser apresentadas na língua das comunicações, podendo-se optar pelo português ou inglês.


As propostas de comunicações, projetos de tese e posters devem conter a seguinte informação:


i) Nome, filiação institucional e endereço de e-mail do(s) proponente(s);

ii) Tipo de proposta (comunicação, projeto de tese ou poster);

iii) Título e 4 palavras-chave;

iv) Resumo (máx. 800 palavras);

As propostas de painéis devem conter a seguinte informação:

i) Nome, filiação institucional e endereço de e-mail do(s) proponente(s) do painel e dos participantes;

ii) Título da sessão e das comunicações;

ii) iii) Resumo da sessão e das comunicações (máx. 800 palavras cada);

As propostas deverão ser enviadas para o seguinte endereço: encontro2020@economiapolitica.pt

Datas Importantes

Inscrições


Comissão Científica:


Conceição Soares (UCP-Porto), Joana Marques (A3S e CIES-IUL), João Ferrão (ICS-U. Lisboa), João Rodrigues (FEUC-U. Coimbra), José Rio Fernandes (FLUP-UP), Leonardo Costa (UCP-Porto), Raúl Lopes (ISCTE-IUL), Tomaz Dentinho (U. Açores)


Comissão Organizadora:

Francisca Guedes de Oliveira (UCP-Porto), Gonçalo Marcelo (U. Coimbra e UCP-Porto), Luís Carvalho (FEP-UP), Luísa Veloso (ISCTE-IUL), Nuno Martins (UCP-Porto), Pilar Gonzalez (FEP-UP)


Organização: Associação Portuguesa de Economia Política