top of page

Ciclo de Conferências - Economistas políticos(as)



Ciclo de Conferências

Economistas políticos(as) – diálogos esperançosos em tempos sombrios


Ninguém cuida do que é de todos? – A Tragédia dos Incomuns revelada por um vírus


8 de Abril | 18h


Zoom link:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86437337646?pwd=NWdPUU1tamRPeFRYTmRHL2FVYUwydz09



O ciclo de conferências-debate “Economistas políticos(as) – diálogos esperançosos em tempos sombrios” é uma organização da secção temática de Filosofia e História da Economia Política e do Núcleo da Região Centro, da Associação Portuguesa de Economia Política, em parceria com o Centro de Estudos Sociais. O evento pretende colocar em debate, ao longo de seis meses, temas centrais da contemporaneidade, na área da Economia Política, a partir da obra de autores/as de referência. Vivemos tempos sombrios, ainda marcados por um afunilamento do debate público, que em muito impede a abordagem crítica de grandes questões: as desigualdades sociais e demográficas, a crise ecológica, a cidadania e a conflitualidade social, os modelos de Estado a adotar.

No entanto, urge dar uma nota de esperança, a partir daquilo que tem sido o trabalho realizado a partir dos debates que têm sacudido o espaço público, com o contributo de cientistas sociais. Este ciclo de webinars, a realizar numa 5ª feira de cada mês, entre março e setembro de 2021, integra um modelo onde, em cada uma das sessões, dois participantes partem do trabalho de duas referências internacionais, do passado e da atualidade, em Economia Política, confrontando ideias e possibilitando um debate aberto a todos os presentes.


Na segunda sessão, “Ninguém cuida do que é de todos? – A Tragédia dos Incomuns revelada por um vírus”, confrontam-se as obras de Garrett Hardin (apresentado por José Maria Castro Caldas) e de Elinor Ostrom (apresentada por Gustavo García-López).Intervenientes:


José Maria Castro Caldas – Economista, Investigador do Centro de Estudos Sociais.

Gustavo García-López – Investigador interdisciplinar do Centro de Estudos Sociais´




Comments


bottom of page